VASECTOMIA

A vasectomia bilateral é o procedimento de esterilização masculina. Tem indicação para pacientes acima de 25 anos, especialmente já com filhos e em relacionamento estável. Realizada geralmente sob anestesia local, com ou sem sedação, em ambiente hospitalar para melhor conforto e segurança do paciente, com alta no mesmo dia. Tem elevada chance de sucesso e baixo índice de complicações. Não provoca disfunção erétil ou quedas hormonais. Não muda o aspecto, volume ou consistência do esperma.

POSTECTOMIA

A postectomia é o procedimento cirúrgico realizado para remover o excesso de pele do pênis, a fimose. Realizado sempre em ambiente hospitalar, para melhor conforto e segurança do paciente, sob anestesia local, com ou sem sedação. Após a retirada do excesso de pele, é realizada sutura e curativo. A alta é comumente no mesmo dia do procedimento, e a recuperação tranquila na maior parte dos casos.

PROSTATECTOMIA RADICAL

Essa é a modalidade de tratamento cirúrgico do câncer de próstata. Quando bem indicada, tem elevadas chances de sucesso. Pode ser realizada via aberta, com um pequeno corte vertical abaixo do umbigo, laparoscópica ou mesmo a mais moderna robótica. Normalmente, o tempo de internação varia de dois a quatro dias, sendo necessário usar uma sonda no pós operatório, por sete a quatorze dias. Na maioria dos casos, a recuperação da continência urinaria é rápida e as taxas de disfunção erétil no pós operatório variam dependendo do caso e de características do paciente. Atualmente, a via mais recomendada é a robótica, com menores taxas de sangramento, tempo mais curto de recuperação e melhores resultados funcionais.

PIELOPLASTIA

Procedimento cirúrgico realizado para tratamento da estenose de junção uretero-pielica. Esse diagnóstico é mais frequentemente feito em crianças pequenas, porem também é possível em adultos, que muitas vezes descobrem o problema após infecções urinarias, dor lombar ou sangramento na urina. Quando não tratado, pode evoluir com perda de função do rim afetado. Na cirurgia, realizada por via laparoscópica ou robótica, é realizada a correção do defeito através de delicadas suturas internas. Geralmente a internação dura um ou dois dias e a recuperação é rápida.

LITOTRIPSIA

A litotripsia extracorpórea é uma opção de tratamento existente há décadas. Com o avanço tecnológico da urologia, acabou perdendo espaço para técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Porém, segue tendo seu espaço, geralmente para tratamento de cálculos pequenos, especialmente os menos duros. Os melhores resultados acontecem quando o procedimento é realizado com bons equipamentos, operados por um urologista experiente e de preferência, sob anestesia geral.

NEFROLITOTRIPSIA PERCUTÂNEA

Procedimento cirúrgico geralmente indicado para cálculos grandes, maiores que 2cm. Realizado através de um pequeno orifício nas costas com 1cm de tamanho, por onde é introduzida uma câmera que vai até dentro do rim. Por essa câmera, é introduzida uma mini broca que fragmenta os cálculos e então, com ajuda de pinças, esses fragmentos são retirados. Tem boa chance de sucesso e baixa taxa de complicações. A internação, normalmente, é de um a dois dias.

NEFRECTOMIA RADICAL OU PARCIAL

Nódulos renais suspeitos para câncer devem ser tratados preferencialmente com cirurgia. Dependendo do tamanho e localização do nódulo, indica-se tratamento diferente, podendo ser a nefrectomia radical em caso de grandes massas ou nefrectomia parcial em casos de nódulos menores. Ambos os procedimentos também podem ser realizados com segurança pela via laparoscópica ou robótica. Nesses últimos casos, existe nítida vantagem quanto a recuperação pós operatória, devido as menores incisões.

RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA DA PRÓSTATA

Essa cirurgia é considerada padrão-ouro no tratamento da hiperplasia prostática benigna. Tem indicação principalmente quando o paciente tem sintomas urinários obstrutivos refratários ao tratamento medicamentoso. Nesse procedimento, é introduzido um aparelho via uretral até a região da próstata, e então é realizada a ressecção da porção central da glândula, justamente a responsável pela obstrução. Existem alternativas mais modernas com ótimos resultados também, como a ressecção bipolar, ressecção com plasma e o moderno tratamento com laser. O tempo de internação varia de um a três dias e não é necessário uso de sonda após a alta.

RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA DE TUMOR VESICAL

Tumores de bexiga são mais comuns em pacientes acima de 60 anos, geralmente tabagistas de longa data. Principal sintoma é sangramento na urina, porém, hoje em dia, muitos diagnósticos são feitos em exames de rotina. Nesse procedimento, um aparelho com câmera é introduzido via uretral até a bexiga. Num primeiro momento, é realizada a filmagem de todas as paredes da bexiga, buscando ver a lesão suspeita e eventualmente visualizar outras lesões possíveis. Depois, com o mesmo aparelho é realizada a ressecção dessa lesão tumoral, com uma alça elétrica pequena. Todos os fragmentos são aspirados e mandados para análise, e qualquer sangramento é cauterizado. Normalmente a internação dura um dia apenas.

VAPORIZAÇÃO DA PRÓSTATA COM LASER GREENLIGHT

É o tratamento mais moderno para tratamento da hiperplasia prostática benigna. É realizado através do canal da urina, com uma microcâmera. Por meio dessa câmera, se visualiza o tecido prostático aumentado e pode vaporizar o tecido com o laser. Tem vantagem em relação ao método tradicional por permitir alta mais rápida, menores índices de complicações, retorno mais rápido as atividades usuais e menor tempo de uso de sonda. Dr. Gabriel Franco atualmente é preceptor nessa técnica cirúrgica, ensinando colegas do País todo a realizar o procedimento.

URETERORRENOLITOTRIPSIA FLEXÍVEL COM LASER

Atualmente, com avanços tecnológicos dentro da urologia, os cálculos renais podem ser tratados de forma menos agressiva do que antigamente. Com o aparelho ureteroscópio flexível, associado a tecnologia laser e bons materiais descartáveis, podemos acessar por via ureteral até dentro do rim, podendo identificar e fragmentar todos os cálculos e retirar pequenos fragmentos. Tem elevada chance de sucesso quando bem indicada. Fica-se internado apenas um dia e a recuperação é muito boa.

TRATAMENTO CIRÚRGICO DA HIDROCELE

Hidrocele é uma patologia caraterizada pelo acumulo de líquido na bolsa escrotal. Pode acontecer em crianças, geralmente associada a hérnias inguinais, ou em adultos, mais comumente como sequela de processos inflamatórios/infecciosos dos testículos ou mesmo sequelas de tratamentos cirúrgicos como varicocelectomia ou hernioplastias inguinais. Na cirurgia para tratar a hidrocele, é realizada uma pequena incisão no escroto, realizada drenagem do líquido e feita uma sutura interna visando evitar re-acúmulo desses líquidos. Normalmente, fica-se internado apenas um dia e a recuperação é boa na maior parte dos casos.

Especialista em Andrologia, Endourologia, Uro-Oncologia, Laparoscopia Urológica e Litíase.

Urologista com mais de 10 anos de experiência especializado, em Andrologia, Endourologia, Uro-Oncologia, Laparoscopia Urológica e Litíase. Instrutor em cirurgia de próstata com laser. Atendimento humanizado.